domingo, 29 de julho de 2012

A Fisioterapia atuando cada vez mais, melhor e com os melhores


Fisioterapeuta enche a bola de Spider por preparação pré-Sonnen: 'Perfeito'
Em artigo, Angela Côrtes destaca o comprometimento de Anderson Silva
com a equipe e a capacidade de liderança do lutador no período de treinos.

Tendo em vista o quadro recente de lesões no UFC, que forçou o cancelamento de diversas lutas, fica difícil imaginar que um atleta desse esporte passe totalmente ileso pelo período de preparação antes de uma luta. De acordo com a fisioterapeuta Angela Côrtes, no entanto, essa meta não é inatingível e está ao alcance das mãos do profissional da fisioterapia, mas depende de dois fatores: a disciplina do atleta e a integração dele com o toda e equipe à sua volta.

Foi isso o que fez Anderson Silva, segundo ela, durante o período de preparação para o duelo contra o americano Chael Sonnen no UFC 148, no último dia 7, quando o brasileiro conquistou a vitória por nocaute técnico no segundo round e manteve o cinturão dos médios da organização.



- Anderson Silva liderou sua equipe de forma perfeita, sempre acompanhado por todos os seus profissionais, até o momento de entrar no octógono, lugar que ele domina como poucos, mas no qual só poderia entrar sozinho para continuar escrevendo a sua história como o maior lutador de MMA de todos os tempos - afirmou a fisioterapeuta.

Há oito meses com o Spider, Angela, que também trabalha com Rodrigo Minotauro, escreveu um artigo sobre esse tema, com o título "Anderson Silva, no alcance das mãos: é possível chegar ao dia 'D' sem lesão", e o enviou ao SPORTV.COM. Nele, ela também ressalta que as horas de lazer são fundamentais para se manter a mente equilibrada, além do tempo normal de descanso e recuperação.

Leia a segunda metade do artigo enviado por Angela Côrtes:

"Durante esses oito meses como fisioterapeuta responsável pelo grande campeão Anderson Silva na prevenção de lesões, trabalho postural e respiratório, com manutenção do equilíbrio muscular e do comprimento ideal do músculo para o desempenho de suas atividades, foi na preparação para a 'Luta do Século', realizada no dia 7 de julho, que pude observar na íntegra o quão importante foi a participação dele como atleta-paciente em todo esse processo.

Eu diria que foi vital para alcançarmos os objetivos que foram traçados, a partir da estratégia preparada para enfrentar aquele grande desafio: entrar no octógono no ponto máximo, a 100%, sem lesão ou dor. E nós conseguimos! Foi um trabalho de equipe, conduzido e apoiado sob a liderança de Anderson. E isso tudo só foi possível graças à dedicação, ao profissionalismo, ao respeito ao esporte e à disciplina desse grande atleta durante todas as atividades que envolveram sua preparação para esse combate, dos treinos específicos à preparação física, a rotina nutricional, passando pela fisioterapia.

Posso afirmar, por essas lições aprendidas, que é possível conduzirmos uma preparação com atletas de alto rendimento para chegarmos a uma competição a pleno sem lesões. Para que isso ocorra, o trabalho da equipe deverá estar sintonizado com as orientações do líder, que conduzirão o planejamento da preparação em cada fase, com os integrantes atuando dentro de sua área de responsabilidade, mas com objetivos comuns.

Um quadro de atividades vem preparado, com horários de treinos intercalados com tempo para descanso e recuperação, inclusive com horas de lazer para manter a mente equilibrada, mantendo sempre a base com a fisioterapia no trabalho de prevenção e na recuperação do corpo após as atividades intensas.

E são as mãos do fisioterapeuta que nessa última parte conduzirão o atleta ao nível de relaxamento ideal para se recuperar para as atividades do próximo dia de treino. E foi assim que aconteceu com Anderson Silva para o UFC 148, em Las Vegas - a equipe conseguiu conduzir o seu trabalho de forma multidisciplinar, com médicos, nutricionista, preparadores físicos, técnicos, sparrings, equipe de apoio e fisioterapeutas cumprindo com profissionalismo o planejamento, com um único objetivo: a vitória!

Anderson Silva liderou sua equipe de forma perfeita, sempre acompanhado por todos os seus profissionais, até o momento de entrar no octógono, lugar que ele domina como poucos, mas no qual só poderia entrar sozinho para continuar escrevendo a sua história como o maior lutador de MMA de todos os tempos. Fica então o registro desse grande profissional do esporte, guerreiro, família e exemplo de atleta para o mundo, que leva a nossa bandeira do Brasil! Obrigada por ter acreditado na fisioterapia. Parabéns ao grande campeão da vida: Anderson Silva!".

Fonte: http://sportv.globo.com

2 comentários:

  1. Oi Diego!
    Sou fisioterapeuta em formação no RN e achei seu blog muuuito bom1 Sabe, pretendo seguir essa área de fisioterapia do trabalho e suas postagens têm me mostrado muitas informações interessantes a respeito. Fico muito em saber que essa área está em constante crescimento.

    Parabéns pelo trabalho, voltarei mais vezes! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Charlote! Fique à vontade para fuçar no blog. Sucesso!

      Excluir