sábado, 9 de abril de 2011

Pernas Robóticas Honda. (Ergonomia)

A marca japonesa Honda está a desenvolver um robot, o "Walking Assist Device", para auxiliar a locomoção e a manutenção da postura. A solução, apresentada em Novembro de 2008, assemelha-se a uma perna mecânica, com um assento similar ao de uma bicicleta e sapatos.


Do ponto de vista da ergonomia, este dispositivo pode ser usado para prevenir o aparecimento de lesões musculoesqueléticas, ou, como auxiliar à reabilitação e inclusão de indivíduos com limitações motoras.

O robot poderá ajudar a evitar o aparecimento de doenças musculoesqueléticas ao funcionar como suporte de parte das cargas exercidas sobre os membros inferiores, em situações de trabalho associadas a posturas com exigências mais elevadas, sobretudo aqueles que incluem movimentos de flexão repetitivos. Um exemplo disso são as linhas de montagem da indústria automóvel japonesas, onde o equipamento tem estado em teste.


Ao nível da reabilitação e/ou integração de indivíduos com mobilidade reduzida, pode ser benéfico para idosos, obesos, ou pessoas com patologias que afectem o aparelho locomotor.

Para além de ser usado, como já vimos, como auxiliar à locomoção pode, também, ser uma ferramenta de treino, ajudando as pessoas a re-apreender a caminhar e a recuperar massa muscular perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário