sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fisioterapia preventiva evita afastamentos por Ler e Dort.

Procedimento evita uma das principais causas
de afastamento do trabalho po licença médica

Um dos problemas que mais atormenta as empresas atualmente refere-se a quantidade de afastamento médico de seus funcionários causado pelas lesões provocadas por esforços repetitivos - LER - e pelos Distúrbios Ósseos Musculares Relacionados ao Trabalho - Dort. Segundo dados do INSS, esses tipos de lesões são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. Individualmente, causam muito sofrimento, incapacidades e longos períodos de afastamento. Em termos estatísticos, a situação é epidêmica, com curva ascendente. Somente no Estado de São Paulo, em cada 100 trabalhadores, um apresenta algum sintoma de Ler/Dort.
Em 1998, nos Estados Unidos, ocorreram 650 mil novos casos de Ler/Dort, que foram responsáveis por dois terços das ausências no trabalho, a um custo estimado de 15 a 20 bilhões de dólares, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).


Mas o que as empresas tem feito para diminuir isso e melhorar as condições de vida de seus funcionários. Uma destas empresas é a Fundação Oswaldo Aranha, que através do seu curso de Fisioterapia, realiza o projeto extensão, “Qualidade e vida no UniFOA”, sob a supervisão dos professores Luís Guilherme Barbosa e Juliana Borges de Miranda. Este projeto possibilita que os funcionários administrativos sejam atendidos, duas vezes por semana, em sessões preventivas de fisioterapia.
O atendimento é realizado por alunos do curso de Fisioterapia no próprio local de trabalho do funcionário, atendendo, individualmente, às necessidades. O paciente é avaliado pelos professores e pelos alunos, de acordo com sua função e estrutura física.
Para que possam realizar o trabalho, os alunos são treinados e avaliados pelos professores. Em quase quatro anos de implantação do programa, mais de 50 alunos já passaram pelo projeto.
Um dos usuários da fisioterapia preventiva é a Auxiliar Administrativa da presidência, Camila Chagas Silva. Segundo ela, desde que passou pelas sessões, sente-se mais relaxada e mais consciente sobre sua postura. Outro funcionário que atesta o sucesso é Sandro Martins, da Divisão de Informática. “Desde que comecei a fazer os exercícios, estou me sentindo mais relaxado, minha postura mudou e hoje tenho uma melhor qualidade de vida no trabalho”, comentou.


“Para conseguir resultado melhor, alguns cuidados são necessários”, destaca Luiz Guilherme. Fazer pausas regulares e movimentar-se a cada 50 minutos e evitar que os objetos sejam facilmente acessados. Dessa forma, o funcionário é obrigado a se locomover, colaborando para manter sua saúde.

Fonte: www.diarioon.com.br

8 comentários:

  1. ja tenho o curso com certificado de ergonomia preventiva a duração do curso foi 40 horas e quero atuar na àrea o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. Oi Ieda, infelizmente não creio que somente com esse curso você conseguirá se inserir nesse mercado, mas não custa tentar. uma forma legal de como começar é dar palestras gratuitas em sipat`s. Continue se especializando e estudando e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Olá Diego, será que você poderia me informar sobre curso de ft do trabalho à distância, tenho muito interesse em fazer.

    ResponderExcluir
  4. Oi MCamarão. Você pode obter todas as informações que precisar acessando o link da imagem, ele te direciona para o site do curso. Já te adianto que é bem interessante, principalmente pra quem esta iniciando na área.

    ResponderExcluir
  5. Diego revirei seu blog e não consigo encontrar o site do curso!!!! Por favor será que vc poderia me passar o site, aguardo.

    ResponderExcluir
  6. Oi MCamarão. é só clicar na imagem do curso do lado direito na parte de cima do blog, mas ai vai o link: http://crefit.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=33&cod_categoria=43

    ResponderExcluir
  7. Não é simples "entrar" assim nesta área... acho que é preciso um contato maior com a fisioterapia (curso de 5 anos = minimo requerido pelo coffito)para ter as noções necessárias para que seja realizado um excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Lucas.
      Conhecimentos em disciplinas da engenharia de segurança do trabalho, tbm são fundamentais.
      Abraço!

      Excluir